Press "Enter" to skip to content

Financiamento estudantil do Governo

Graus oficiais. Tanto o grau que você começou como o grau que você quer estudar na nova universidade devem ser graduações oficiais. Se algum de vocês é um diploma próprio, você só tem que participar do processo geral de admissão.

Reconhecimento (validação) de pelo menos 30 créditos. A universidade que você deseja alterar deve “reconhecer” pelo menos 30 dos créditos que você já ganhou. Para colocar isso em perspectiva, um ano de um grau são, em geral, 60 créditos. O termo oficial / legal não é para validar, mas para “reconhecer”, que é dar como válido e aplicável ao grau que você quer estudar.

Quando você se candidata a um cargo dessa maneira, a universidade geralmente lhe pede, entre outras coisas, documentação sobre o grau em que você já está estudando e os créditos que você obteve. Esses dados permitem determinar quais créditos eles reconhecem.

Quantas vezes eu pago o meu financiamento?

Se você não obtiver 30 créditos, esta rota termina para você, e você só pode solicitar o processo geral de admissão. É mais um motivo para processar as duas faixas em paralelo, pois é difícil saber com antecedência quantos créditos você reconhecerá.

A lei estabelece regras básicas que todas as universidades devem respeitar quando decidir reconhecer ou não os empréstimos que já passaram (artigo 13 do Real Decreto 1393/2007, de 29 de Outubro de 2007, com algumas alterações introduzidas pelo artigo único, seção Seis do DECRETO REAL 861/2010, de 3 de julho de 2010).

Quando o grau de origem e o grau de destino são do mesmo ramo de conhecimento: Se o grau que você quer mudar é do mesmo ramo que você está estudando agora, a nova universidade deve reconhecer todos os assuntos básicos de educação deste curso. ramo que você já passou, até pelo menos 36 créditos.


Por exemplo, se você passou 30 créditos de assuntos que são de formação básica para o seu ramo, a nova universidade deve reconhecer a 30. Se você passou 60, deve reconhecer, pelo menos 36, e pode decidir se a reconhecer (ou não) alguns ou todos os 24 créditos adicionais que você excedeu.

Para que serve o FIES?

Se você já passou mais de 36 créditos de treinamento básico, a única maneira de saber se você será validado mais de 36 é consultar a universidade em questão inscrições fies seleção.

Quando o grau de origem e o grau de destino são de diferentes ramos: Se você está mudando o ramo do conhecimento, se você já estudou alguns créditos de treinamento básico do novo ramo, você também pode reconhecê-los.

Reconhecimento de disciplinas que não são de formação básica: é aqui que os critérios de cada universidade. Normalmente, a universidade examina o currículo de cada disciplina que você estudou e, dependendo de sua similaridade com seus próprios assuntos, decide reconhecê-lo ou não. A única maneira de saber quantos desses créditos você será validado é consultar a universidade em questão.

Se você cumprir as pré-condições (você está mudando de nota oficial para outro grau oficial e a universidade de destino reconhece pelo menos 30 créditos), a Universidade decide se você deve conceder um lugar com base nos critérios estabelecidos. Cada universidade é livre para estabelecer seus próprios critérios.