Press "Enter" to skip to content

Faça sua inscrição SISU e fique na lista de espera

Você deve escolher quais aspectos da sua vida são relevantes para quem concede o financiamento. Não importa quão bem escrito esteja o texto, se você transmitir o contrário, é muito improvável que você obtenha a bolsa de estudos.

O objetivo do ensaio é convencer a organização de que você é a melhor escolha para a bolsa de estudos. Então, se a questão dissertativa é, por exemplo, “Por que você quer estudar medicina?”, O que eles realmente querem saber é “Por que você será o melhor médico e por que deveríamos dar o nosso dinheiro?”.

Lembre-se de que muitas pessoas de contextos e objetivos semelhantes aos seus provavelmente postulam. Portanto, dizer por que você quer ser um médico não é suficiente, já que todos vão dizer a mesma coisa. O que você deve fazer é se destacar do resto dos candidatos e provar que você é o mais digno do prêmio.

Faça sua inscrição SISU e fique na lista de espera

Seu ensaio deve ter – sim ou sim – um argumento central, isto é, expressar uma ideia clara para o leitor. Se você não tem certeza se sua redação tem, tente resumi-la em uma única frase. Deveria haver algo como “Crescer no campo me ensinou a ser uma pessoa independente” ou “O tratamento dos vícios é a única maneira de vencer a guerra contra as drogas”.

Se você não pode condensar seu ensaio em uma ideia central, pode ser que seu texto não seja totalmente claro ou que simplesmente não tenha um argumento principal. Além de listar as razões pelas quais você merece a bolsa, você também deve expor uma parte da sua vida como se inscrever no SISU.

É importante que você se concentre em um aspecto e não em todas as facetas da sua pessoa, caso contrário, sua redação perderá seu impacto. Este texto não deve ser como um resumo ou detalhe de todas as suas conquistas. Concentrando-se em um único aspecto, você pode fornecer mais detalhes e fornecer informações valiosas sobre quem você é.

Este ensaio não é como nenhum dos que você escreveu como estudante, pois é sobre mostrar o que você é apaixonado e por que você está fazendo isso. Certifique-se de que o tema do seu ensaio realmente lhe excita e deixe que suas palavras reflitam esse entusiasmo.

Confira o simulado SISU

Em vez de usar frases tão amplas e impessoais como “a educação é a chave para o sucesso”, defina a influência da educação em aspectos específicos de sua vida. Certamente você especificou suas qualificações e méritos em detalhes no formulário de inscrição, por isso não é recomendável que você repita tudo em sua redação.

Se você está escrevendo sobre o seu desejo de ser escritor, explique que isso se originou depois de ouvir as histórias que sua avó lhe contou aos quatro anos de idade. Dessa maneira, o leitor pode se sentir identificado com suas experiências e não esquecerá sua redação depois de cinco minutos. Em vez disso, aproveite a oportunidade para mergulhar em uma ou duas realizações que realmente marcaram você, colocá-las em contexto e compartilhar o verdadeiro significado que elas tiveram em sua vida.

Investigar suas tragédias pessoais com o objetivo de mover o júri dificilmente fará com que você receba a bolsa de estudos. Seu argumento central não pode ser “Eu mereço a bolsa porque sofri muito na vida”, já que você só estará focando no problema e não na solução.

Concentre-se em transmitir o que você conseguiu, apesar de suas circunstâncias difíceis, como você superou. Lembre-se de que, provavelmente, muitos candidatos tentam apelar para a emoção e, talvez, vários deles tenham passado por situações iguais ou mais dolorosas do que você. Enfatize como você conseguiu superar esses obstáculos para se diferenciar do resto.

Evite que seu ensaio tenha uma atmosfera pessimista, cínica, antagônica ou crítica demais. A organização quer dar a bolsa de estudos para uma pessoa que está animada com o futuro e com o que pode alcançar. Isso não significa que você deve fingir que tudo é bom e feliz, mas toda vez que você apresentar um problema.

Faça sua inscrição SISU e fique na lista de espera
Avalie este post!