Press "Enter" to skip to content

Técnicas de Estudo na Universidade

A diferença entre quem consegue e quem não, está na aquisição de estratégias para dominar o estresse e a autoestima que cada um possui, pois a confiança está associada a bons resultados. Heddy López Díaz, psicólogo e mestre em Educação que trabalha na Corporação da Universidade Minuto de Dios na Colômbia, explicou que os mecanismos que atuam em uma situação estressante são.

Altos níveis de noradrenalina e adrenalina, tensão, supervalorização de estímulos, pensamentos negativos e crenças irracionais. O ebook Técnicas de Estudo está disponível para obter as melhores notas nos exames da universidade. Baixe grátis!

As técnicas de relaxamento e respiração, a prática de ioga ou exercício físico, hábitos adequados de sono e alimentação, bem como a repetição de atitudes ou ações que levaram ao sucesso antes, são formas de neutralizar a ansiedade típica em um exame. Aprender com os erros é outra maneira de reduzir o nervosismo.

Conheça técnicas de estudo para entrar na UNIVERSIDADE

O estudo é, na universidade, sua principal tarefa. Do Bacharelado ou da Formação Profissional à Universidade, geralmente há uma mudança qualitativa nas circunstâncias que cercam o estudante e que, em maior ou menor medida, influenciará a maneira de conceber e abordar o trabalho intelectual, por exemplo.

Há maior independência pessoal e menos controle externo. Chegou a hora de você estudar por si mesmo, pensando em seu futuro, não apenas pelo que seus pais podem dizer segundo semestre PROUNI.

É a preparação anterior para o mundo do trabalho. Momento de elaborar seu futuro. O estudo é, até chegarmos ao mundo profissional, um trabalho real e devemos vê-lo, ou pelo menos tentar vê-lo como algo inerente a nós mesmos, algo que certamente facilitará nossa vida profissional posterior.

O mundo das relações pessoais se abre. Certamente você terá que se encaixar em sua agenda, junto com o estudo, seus momentos de atividades extra-universitárias, descansar e se encontrar com amigos. Lembre-se que o estudo e o resto de suas atividades não devem se tornar adversários, mas colaboradores.

Veja como você pode tirar boas notas

É por isso que é necessário organizar, elaborar e revisar esta tarefa de forma ágil, ativa e periódica, para que sua preparação seja o mais qualificada possível de acordo com suas possibilidades pessoais. Além disso, como você precisa aproveitar ao máximo o tempo disponível, conhecer e praticar técnicas e estratégias facilitará o estudo e o ajudará a melhorar seu desempenho acadêmico.

Atenção e concentração: são essenciais para aproveitar as horas de estudo e as explicações dadas pelo professor em aula. A necessidade de estar atento e concentrado no trabalho intelectual é básica, mas para muitos estudantes é um problema real. Existem vários elementos que influenciam a atenção.

Por que estuda? O que você quer se tornar? O que o estudo pode contribuir para o seu treinamento como pessoa? Responda estas perguntas e a partir daí aja. Pense em si mesmo, no seu futuro, nas suas ideias, nas suas ilusões, não se deixe levar pelas situações adversas que o rodeiam, pelos comentários ou pela ideia de desemprego; lutar, esforçar-se, continue. Você também deve tentar resolver problemas ou preocupações.

Enfrente os problemas. Procure por uma saída. Há sempre uma solução. Busque conselhos, procure ajuda de professores, o tutor, amigos … Não se deixe desmoronar. Eliminar o estudo do tédio de forma ativa e dinâmica: com caneta e papel. Faça anotações, sublinhe, faça contornos, pesquise no dicionário por palavras que você não entende.

Técnicas de Estudo na Universidade
Avalie este post!